Logo 77Sol
paineis background
Artigos

Como se Tornar um Integrador Solar e Estruturar seu Negócio?

paineis background
Logo 77Sol
77Sol
11 nov 2022
4 minutos
Integrador solar

Construa uma carreira de sucesso com a energia solar

O mercado de energia solar é a união de duas necessidades muito importantes, pois é sustentável e promissor. Ou seja, quem se inserir nessa área tem a chance de ter um negócio próspero enquanto contribui para o crescimento da energia limpa no Brasil e no mundo.

Sendo assim, o interesse pela carreira de integrador solar tem aumentado, tendo em vista que esse é o principal profissional na hora de ligar os consumidores aos projetos de energia solar.

Nesse cenário, a 77Sol surge com a proposta de ser uma solução completa em energia solar tanto para o consumidor final quanto para as empresas integradoras. Nossos parceiros têm acesso a uma plataforma gerenciadora completa, o maior e mais atualizado marketplace de equipamentos e um canal de relacionamento com futuros clientes.

Nossa missão é impulsionar o crescimento dessa solução no Brasil. Por isso, vamos explicar toda a jornada para você se tornar um profissional do ramo e encontrar sucesso na carreira. Neste artigo, você verá:

  • o que faz um integrador solar;
  • quanto um integrador solar ganha;
  • como se tornar um integrador solar.

Continue a leitura e aproveite!

O que faz um integrador solar?

O integrador solar é o profissional responsável por todas as etapas do fornecimento de um sistema fotovoltaico para o consumidor final. Isso engloba atividades burocráticas, como venda e homologação, e práticas técnicas, como a instalação dos equipamentos e a manutenção.

Quanto ganha um integrador solar?

O faturamento de um integrador solar depende do seu modelo de negócio, da divulgação de seu trabalho, da dimensão dos projetos realizados e do número de vendas. Portanto, se conduzido corretamente, pode ser um trabalho muito bem remunerado, mas também exige dedicação.

Além disso, como dissemos na introdução, os projetos fotovoltaicos são uma área próspera e em crescimento. Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar já é a terceira maior matriz energética do Brasil. Também vimos um crescimento de 212% na energia solar compartilhada em 2019, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ao trabalhar com a 77Sol, a empresa integradora encontra uma rede de suporte para que você tenha um modelo de negócio de rápido retorno sobre o investimento inicial — que pode ser de custo zero — para que seja possível estruturar seu negócio adequadamente.

Isso acontece porque nossa plataforma conecta os integradores diretamente a clientes para vender projetos completos, com todos os custos incluídos:

  • equipamentos do kit solar;
  • todas as etapas do projeto de energia solar, como o dimensionamento, a inspeção técnica e a instalação do sistema;
  • a hora-trabalho do integrador.

Portanto, o fluxo de clientes pode ser recorrente, contribuindo para o faturamento da empresa.

Torne-se um integrador solar

Como se tornar um integrador solar?

Para se tornar um integrador solar, é preciso ter formação em cursos reconhecidos e específicos, o registro nos órgãos competentes, conhecimento de normas sobre energia solar e um modelo de negócio definido.

Veja cada um dos requisitos em mais detalhes:

Tenha especialização na área

O integrador solar deve ser formado em um curso da área da Engenharia reconhecido pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o que pode significar um bacharelado completo ou ensino técnico.

Além disso, é importante ter certificações específicas que envolvem a energia solar e o trabalho em alturas, o que é fundamental para instalar painéis fotovoltaicos em telhados.

Credencie sua empresa no Crea

O Crea reúne os registros de todas as pessoas jurídicas que exercem atividades relacionadas ao exercício da Engenharia e outras áreas relacionadas. Esse processo é obrigatório, tendo sido oficializado pela Resolução nº 336/89 do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) pela Lei Federal nº 5.194/66.

Atualize-se sobre a ANEEL

A ANEEL é o órgão responsável pela criação de todas as deliberações sobre energia solar no Brasil. Dessa forma, todo profissional da área deve se manter atualizado sobre as resoluções publicadas, pois afetam diretamente o seu trabalho.

Essa é uma etapa que requer trabalho constante, pois novas decisões surgem com frequência. Portanto, não esqueça de acompanhar as publicações!

Escolha o seu modelo de negócio

Como em outros ramos de atuação, empresas focadas na integração solar podem adotar diversos modelos diferentes de negócio para iniciar seus trabalhos.

Um exemplo possível é a franquia de energia solar, na qual se adquire uma franquia de uma empresa do nicho. Isso significa que o integrador vai ter acesso à tecnologia e à inteligência do franqueador, podendo iniciar seus trabalhos com esse suporte. Por outro lado, esse modelo exige um investimento inicial alto e, muitas vezes, com exclusividade para determinadas marcas, diminuindo as opções dos clientes.

Outra possibilidade para estruturar sua empresa é contar com a parceria da 77Sol. Além do custo inicial zero que já mencionamos, não temos contratos exclusivos com marcas, fornecedores ou instituições financeiras específicas, o que dá mais opções a diversos tipos de cliente e, portanto, oferece mais oportunidades de venda aos integradores.

Torne-se um integrador parceiro da 77Sol e aproveite as vantagens oferecidas pela nossa plataforma completa, que permite que você gerencie seus projetos em um único lugar com acesso às melhores opções do mercado!

Substitua a conta de luz infinita por uma parcela que acaba em 60 meses!

Banco SantanderBanco do BrasilBanco LosangoBanco BVBanco CaixaBanco BTG
Instragram

Acompanhe nosso dia a dia pelo instagram