Confira os equipamentos necessários para um projeto de energia solar
Um integrador solar, ao projetar um sistema fotovoltaico, deve pensar em todas as opções disponíveis e capazes de oferecer o melhor resultado para as necessidades de cada um de seus clientes.
Dessa maneira, é fundamental conhecer muito bem os componentes necessários para elaborar um projeto completo. Para entender melhor, continue a leitura e veja mais sobre esses equipamentos!
Quais os equipamentos essenciais de um sistema fotovoltaico?
Os sistemas fotovoltaicos são compostos de muitas partes diferentes, algumas obrigatórias para todos, outras dependentes do tipo de conexão escolhida. Confira:
Módulos solares
Os módulos solares, também conhecidos como painéis ou placas, são responsáveis pela captação da radiação solar e sua composição faz a transformação dessa luz em corrente elétrica. São, portanto, uma das partes mais importantes de todo o sistema fotovoltaico.
O número de módulos varia de acordo com a necessidade de produção energética da unidade consumidora.
- Saiba mais: Quais os Tipos de Placa Solar?
Suporte para os módulos
Para que os painéis sejam devidamente instalados no imóvel, é necessário criar uma estrutura capaz de fixá-los. Existem dois tipos de suportes:
- para telhado: é o mais comum, uma vez que, em geral, o telhado é a área com maior incidência solar. Além disso, impede que a estrutura ocupe área útil da unidade consumidora;
- para chão: em alguns lugares, pode não ser possível ou mais vantajoso instalar os módulos no telhado. Isso é verificado durante o dimensionamento de energia solar. Nesses casos, os suportes são construídos no chão, elevando os painéis a uma altura capaz de receber incidência solar direta.
Portanto, é trabalho do integrador solar determinar qual tipo de suporte é o mais adequado para a situação e necessidades de cada cliente.
Inversor solar
O inversor solar, em todos sistemas fotovoltaicos, é responsável por transformar a corrente contínua (CC) dos painéis solares em corrente alternada (CA), para que a eletricidade seja utilizável.
Além disso, para cada tipo de projeto, ele também desempenha algumas funções a mais:
- on-grid: o inversor também recebe e injeta energia elétrica da rede de distribuição;
- off-grid: nesse caso, o equipamento transporta a energia entre o sistema e as baterias além da interação com a unidade consumidora;
- híbrido: o inversor híbrido é capaz de fazer a troca com a rede de distribuição e com as baterias.
String box
A string box se trata de um mecanismo de segurança que evita curto-circuitos e outros problemas elétricos na parte de corrente contínua do sistema solar, ou seja, a eletricidade vinda dos módulos.
Ela conecta os cabos desses equipamentos ao inversor e é parte fundamental do funcionamento seguro da energia fotovoltaica, isolando, inclusive, a unidade consumidora dos módulos, para evitar a propagação de qualquer problema elétrico.
Cabeamento
O cabeamento precisa ser apropriado e respeitar regras de segurança que também devem ser aferidas durante o dimensionamento, como:
- resistência ao calor;
- suporte à tensão do sistema;
- resistência à incidência de luz solar.
A seleção dos cabos corretos é essencial para que o sistema fotovoltaico continue funcionando corretamente.
Controladores de carga
O controlador de carga não é obrigatório em todos os sistemas solares, sendo essencial apenas aos que contam com baterias. Como elas são carregadas com a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos, é preciso que essa conexão seja feita com total segurança e controle sobre a alimentação e descarregamento das baterias.
Portanto, o controlador é um equipamento obrigatório. Ele é responsável por evitar sobrecargas, drenar as baterias em um ritmo normal e preservar a vida útil dos componentes.
Medidor bidirecional
O medidor bidirecional também não está presente em todos sistemas solares. Esse equipamento é utilizado em conexão com a rede de distribuição de energia elétrica, pois é capaz de aferir não apenas a eletricidade da distribuidora que é utilizada, mas quanto o sistema fotovoltaico a alimenta também.
Dessa forma, ele é responsável por fazer o cálculo de créditos solares, que podem ser utilizados para abater valores da conta de luz ou para abastecer outros imóveis por meio de alguma modalidade de energia solar compartilhada.
Sistema de monitoramento
O sistema de monitoramento não é estritamente obrigatório, mas é um componente a mais dos projetos fotovoltaicos que é capaz de conferir mais segurança e clareza sobre o funcionamento da energia solar.
Com ele, é possível acompanhar em tempo real o desempenho de todos os diferentes equipamentos, aferindo a energia produzida e até mesmo a existência de problemas em alguma das peças. Dessa forma, o titular pode se preparar para eventuais trocas e reparos que sejam necessários.
Com isso, você conhece todos os mecanismos essenciais para formular um projeto completo! Inclusive, pode encontrar os melhores equipamentos do mercado e ainda comprar os preços com a 77Sol.
Mas o trabalho de um integrador solar não para por aqui. Além dos melhores equipamentos, é preciso entender qual o melhor tipo de sistema para cada ocasião. Para entender melhor, confira nosso artigo sobre as diferenças e vantagens dos sistemas on grid e off grid!