Como preparar seus clientes para a nova lei da energia solar
A nova lei da energia solar, de número 14.300/2022, traz novas tarifas sobre o uso da rede física de distribuição por parte de sistemas híbridos e on-grid. Sendo o segundo o principal modelo utilizado por residências no Brasil, algumas especificações da lei podem impactar o comportamento dos consumidores e, portanto, o número de clientes de empresas integradoras.
Neste artigo vamos explicar melhor por que isso acontece e quais são os principais impactos da mudança na legislação. Confira!
O que muda com a nova lei de energia solar?
A partir de janeiro de 2023, sistemas solares com micro ou minigeração terão custos adicionais com o sistema de distribuição. Até então, essa taxa não era cobrada, o que contribuia com a economia pretendida pela energia fotovoltaica.
Contudo, a lei prevê um período de transição, então a taxação será feita de maneira gradativa, aumentando a cada ano. Atualmente, o subsídio é de 100% sobre o Fio B (um dos custos que compõem o valor da TUSD). Esse valor representa em torno de 5% do valor que se paga em uma conta de luz, quando somados a TUSD e a TE.
Esse subsídio, no entanto, será reduzido em 15% ao ano até chegar a zero por cento. O fim da isenção está previsto para ocorrer a partir de 2029. A cobrança do subsídio reduzido terá início a partir do dia 07/01/2023.
Além disso, os sistemas instalados antes de 2023 ainda terão isenção da taxa até 2045. Portanto, os consumidores atuais não sofrerão uma mudança muito significativa em um primeiro momento.
Como as empresas integradoras devem operar?
Como a lei passa a valer apenas para sistemas instalados a partir de janeiro de 2023, é possível que a procura pela instalação de energia fotovoltaica residencial tenha um aumento expressivo no último mês de 2022. Muitos consumidores que estavam apenas considerando fazer a transição para a energia solar podem decidir por comprar agora para evitar as taxações.
Dessa forma, o momento representa uma chance de crescimento para empresas integradoras. O importante, então, é estar em contato com esses potenciais clientes.
Outro ponto importante é que essa tarifa deve ser considerada no dimensionamento, a fim de oferecer a maior possibilidade de economia ao cliente final. Assim, o cálculo sofrerá alterações.
Para tanto, a 77Sol trabalha como uma parceira importante na geração de leads e entrega, diretamente para o integrador, consumidores interessados na instalação, além de oferecer uma plataforma de dimensionamento com algoritmo integrado para realizar o cálculo rapidamente e sem erros.
Também ajudamos na economia dos seus clientes por meio do nosso marketplace interno. Temos o catálogo mais completo de equipamentos solares, disponibilizando diversas opções e cotações para que o projeto seja feito nas melhores condições.
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