Confira a melhor opção para o seu lar!
On-grid, off-grid, híbrido… São tantas denominações que aparecem na hora que uma pessoa decide investir em uma mudança energética que é muito fácil que surjam dúvidas para entender, afinal, qual o melhor sistema de energia solar residencial.
Neste artigo explicamos como os sistemas fotovoltaicos residenciais funcionam e qual a opção mais vantajosa para você e as suas necessidades. Confira!
On-grid ou off-grid? Saiba qual o melhor sistema de energia solar residencial
Os sistemas on-grid, ou seja, aqueles que têm conexão direta com a rede de distribuição de energia elétrica, são a opção mais popular entre consumidores residenciais e não é por mera coincidência.
Além de serem, em geral, mais baratos para instalar do que outros modelos fotovoltaicos, os sistemas on-grid oferecem compensação financeira diretamente da fatura de luz. Os chamados créditos solares são como a “moeda de troca” do sistema elétrico e funcionam da seguinte forma:
- o sistema de energia solar produz eletricidade para ser utilizada na casa;
- a produção excedente, como não pode ser estocada, é injetada na rede de distribuição, que a utiliza;
- cada kwh injetado gera uma quantidade correspondente de créditos junto à concessionária;
- os créditos podem ser utilizados para abater valores da conta de luz.
É dessa forma que a energia solar fotovoltaica é capaz de reduzir em até 95% a fatura de luz sem que você precise mudar seus padrões de consumo energético e sem agredir o meio ambiente, uma vez que é uma fonte limpa e renovável.
A única desvantagem desse modelo é que, se houver qualquer queda na rede, sua residência será afetada. Uma forma de se prevenir contra isso é investir em um sistema híbrido: além da conexão com a distribuidora, você também tem uma bateria que pode ser utilizada em momentos de necessidade.
Saiba mais: Por Que Usar um Inversor Híbrido no Sistema de Energia Solar?
Os casos em que a adoção de um sistema off-grid — sistemas autônomos que utilizam baterias para armazenar energia — é mais vantajosa envolvem imóveis que estão localizados fora do escopo da rede de distribuição. Nesse cenário, não é possível gerar e utilizar créditos, pois a concessionária não está envolvida. Dessa maneira, a geração de energia precisa ser independente e contar com um sistema adicional de baterias (um custo extra no projeto em comparação ao on-grid).
Agora que você já sabe como avaliar qual o melhor sistema de energia solar residencial para as suas necessidades, saiba quanto custa investir em energia solar e comece a economizar!