Logo 77Sol
paineis background
Artigos

Setor solar: um mercado em expansão

paineis background
Logo 77Sol
77Sol
14 jun 2023
2 minutos

Conheça os principais fatores que apontam a categoria energética como uma das mais promissoras do Brasil e do mundo

O Brasil segue em crescimento exponencial no que diz respeito ao setor de energia solar fotovoltaica, prova disso é que, em 2022, o país entrou pela primeira vez na história no ranking de países que mais geram esse tipo de energia, ocupando a oitava colocação, na época, com 24 GW de potência instalada acumulada, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Hoje, já são 30 GW de potência instalada em território nacional.

Essa ampliação, que atende todas as propriedades (comerciais, residenciais e industriais), é importante para diversificação da matriz elétrica brasileira, uma vez que as usinas hidrelétricas - até então principal fonte geradora de energia elétrica do país -, têm acumulado diversas crises.

Além disso, estudos da consultoria estadunidense Zillow, mostram que a valorização de um imóvel com sistemas fotovoltaicos, pode ser de 4,1% a 6% maior. Esses motivos condicionam, e muito, na decisão de compra de um cliente.

Energia solar batendo recordes no mundo

A Agência Internacional de Energia (IAE, na sigla em inglês) informou que o acréscimo global de geração renovável deverá atingir um volume recorde nos próximos dois anos, alcançando capacidade acumulada de 4,5 TW até o final de 2024.

De acordo com os dados, a capacidade de produção dessas fontes ganhará 440 GW este ano, sendo o maior crescimento anual já registrado, superando em mais de 100 GW o resultado de 2022.A energia solar fotovoltaica será responsável por 65% desse aumento, que leva em consideração as usinas de grande porte (geração centralizada), e pequenos sistemas (geração distribuída).

Brasil segue em ritmo acelerado

Com a ampliação do setor, em 10 anos, mais de 911 mil empregos foram gerados, e a emissão de 38,5 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) foi evitada, segundo dados da ABSOLAR. Os investimentos ultrapassaram a cifra de R$ 150 bilhões desde 2012, ano em que a geração distribuída foi inserida em solo brasileiro.

Só no primeiro semestre de 2023, a geração de energia solar cresceu 60%, com a produção de mais de 9 GW de potência operacional de usinas solares de grande porte.

Vemos, portanto, que a energia solar fotovoltaica é abundante, sua utilização faz bem à saúde ambiental do planeta, e também se apresenta como um modelo de negócio bastante rentável.

Além do cenário posto, o progresso do setor justifica-se também pelas infinitas possibilidades de exploração da fonte solar, que pode levar energia aos locais mais isolados, transformando a vida de toda uma comunidade.

Aqui na 77Sol, nos tornamos o primeiro ecossistema de energia solar do Brasil, orquestrando, em uma plataforma online, a atuação de fabricantes, distribuidoras, bancos, financiadoras, seguradoras, educadores, investidores, dentre outros, com a finalidade principal de fornecer as melhores condições de trabalho e mercado para que integradores solares e consumidores finais encontrem, num único lugar, tudo de que precisam para suprir suas necessidades comerciais, e continuar impulsionando o solar no país.

Torne-se um integrador parceiro 77, cadastrando-se gratuitamente na plataforma pelo link https://integrador.77sol.com.br/cadastrar.
Faça parte dessa revolução com a gente!

Substitua a conta de luz infinita por uma parcela que acaba em 60 meses!

Banco SantanderBanco do BrasilBanco LosangoBanco BVBanco CaixaBanco BTG
Instragram

Acompanhe nosso dia a dia pelo instagram