Aprenda a usar os créditos solares para economizar!
A transferência dos créditos de energia solar é uma das principais vantagens para consumidores que contam com sistemas fotovoltaicos instalados em sua residência ou empresa, já que potencializa a economia nas contas de luz.
Continue a leitura e entenda:
- o que são créditos de energia solar;
- o que é transferência dos créditos de energia solar;
- quem pode transferir créditos solares;
- modelos de transferência;
- benefícios dos créditos solares.
O que são créditos de energia solar?
Os créditos de energia solar são concedidos a consumidores com sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição de energia elétrica quando há produção excedente de energia. Para isso, é necessário contar com um micro ou minigerador de energia.
- Veja mais detalhes: Entenda em detalhes o que são os créditos de energia solar
Ou seja, se sobrar qualquer carga produzida depois do consumo da própria unidade, a eletricidade é injetada na rede de distribuição que retorna créditos ao titular. Esse sistema de compensação pode ser utilizado para abater valores da conta de luz ou, então, ser transferido para outras unidades sob determinadas condições. Explicaremos mais a seguir.
O que é transferência dos créditos de energia solar?
A transferência de créditos de energia solar é o processo de utilização dos créditos gerados em uma unidade por outra. Isso garante economia na conta de luz em mais de uma fatura, uma vez que os créditos solares são capazes de abater até 95% do valor total.
Quem pode transferir créditos solares?
A participação no sistema de créditos só é possível para sistemas solares conectados à rede cativa, ou seja, que tenham conexão com a concessionária local de energia. Afinal, é necessário conceder energia excedente para a rede para receber os créditos. Portanto, os sistemas devem ser on-grid ou híbridos.
Além disso, há outros critérios para a transferência, a depender do modelo adotado:
- autoconsumo remoto: as unidades precisam estar sob a mesma titularidade (CPF ou CNPJ);
- geração compartilhada: as unidades devem estar organizadas em concessionárias ou cooperativas e localizadas na mesma área de atuação da concessionária de energia;
- empreendimento com múltiplas unidades consumidoras: as unidades precisam estar em um mesmo empreendimento (condomínios, por exemplo).
Modelos de transferência dos créditos de energia solar
Entenda como funcionam os modelos de transferência dos créditos de energia solar e saiba qual é aplicável às suas necessidades:
Autoconsumo remoto
O autoconsumo remoto corresponde a quando a produção de energia de uma unidade é utilizada para abastecer outros imóveis do mesmo titular. Dessa forma, só é necessário instalar um único sistema fotovoltaico na residência de mais interesse — por exemplo, a com maior incidência solar — para conseguir gerar créditos.
Um uso muito comum do sistema de autoconsumo remoto é para casas de praia. Como o litoral consegue oferecer mais exposição das placas solares ao sol, a instalação pode ser feita ali com potência o suficiente para gerar créditos para a residência principal.
Geração compartilhada
A geração compartilhada também exige a mesma titularidade na conta de luz, mas permite a utilização dos créditos por diferentes consumidores que estejam organizados em concessionárias ou cooperativas.
Um sistema fotovoltaico é responsável pela geração de energia de maneira que o excedente seja suficiente para gerar créditos a todos as unidades envolvidas.
Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras
Um empreendimento com múltiplas unidades consumidoras realiza a instalação do sistema solar em uma área distinta para geração de energia, utilizando os créditos para abastecer todas as unidades atreladas ao empreendimento principal. Em geral, isso ocorre em condomínios, como um benefício aos moradores.
Benefícios dos créditos solares
Os créditos solares são uma forma direta de gerar economia por meio de um sistema fotovoltaico. Graças a eles, é possível pagar as parcelas do financiamento do projeto solar sem nenhum custo adicional ao seu orçamento e, após a quitação, economizar esse valor para realizar investimentos interessantes para sua família ou empresa.
Isso acontece porque um bom financiamento para a instalação do sistema garante parcelas equivalentes ao valor da conta de luz antes do uso de energia solar. Uma vez que os créditos abatem 95% desse valor, o dinheiro pode ser direcionado automaticamente para as prestações, o que não causa nenhuma alteração na organização financeira.
Para conseguir esse tipo de modelo na hora de investir em um modelo de energia mais sustentável e econômico é preciso contar com uma empresa experiente e com um número abrangente de instituições financeiras para encontrar a melhor proposta possível, como é a 77Sol.
Nossos integradores parceiros, além de serem extremamente qualificados, disponibilizam diferentes financiamentos para que você possa comparar condições de juros, entrada, pagamento e prazo rapidamente. Saiba mais sobre as linhas de financiamento de energia solar da 77Sol e conheça suas possibilidades de economizar!